sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Caligrafia como meio de expressão

Para concretizar este estudo optei por recriar a imagem da Pró-Memória, uma associação cultural e etnológica criada em 10 de Abril de 1997  e sediada em A-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras. A Pró-memória tem por objectivo a preservação e divulgação do património local e a promoção da cultura.
Numa fase inicial, fiz vários testes e estudos em papel, utilizando o aparo e a tinta da china. Após ter chegado a um resultado satisfatório, procedi à digitalização do documento para poder fazer ajustes no Adobe Illustrator e aplicar a marca no suporte escolhido, utilizando o Adobe Photoshop.
Após ter estudado vários tipos de caligrafia, optei por não imitar nenhuma em concreto. Assim, inspirando-me no que fui observando, tentei criar algo próprio e único, que reflectisse a identidade da Pró-memória. Tive como preocupação, a transmissão dos valores inerentes a esta instituição, como os valores da cultura, da história, do património. A ideia seria todos perceberem de que se trata de uma instituição séria, credível, com preocupações culturais e pela preservação do património local.
caLIGRAFIA2
A Pró-memória já tinha uma imagem de marca, que está ligada ao local  onde esta associação está sediada: uma azenha antiga que foi recuperada para se tornar a sede desta instituição. Esta mesma azenha, para além de ter servido de inspiração também faz parte do logótipo da associação.
Assim, reaproveitei a inspiração da azenha e criei para a imagem de marca com um grafismo obtido por meio da rotação do “P” caligráfico. Este grafismo representa, de forma simbólica, a roda de água da azenha.
Acrescentei um traço azul para representar a água que movimenta a roda da azenha. Esse traço cai em cascata formando o “m” da palavra memória.
caLIGRAFIA2
Por se tratar de uma associação ligada à cultura, optei por aplicar a marca num livro de capa dura, simulando uma impressão timbrada a dourado.
aplicação caligrafia

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