segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Projecto " À flor da pele" reconhecido no site PontoD

“No contexto de uma licenciatura em design gráfico, considera-se que a fotografia encontra razão de ser em dois fundamentos:
— por constituir um elemento que, enquanto imagem, é, tal como o texto, um ingrediente fundamental no trabalho do designer gráfico;
— por ser um meio visual que, pela sua importância cultural e capacidade expressiva, representa uma ferramenta de comunicação importante, como expressão pessoal ou comunicação utilitária.
Nesse sentido, incluir-se-ão fotografias da autoria do aluno ou de outrem, para fins de composição gráfica. Os objectivos principais da disciplina são os seguintes:
— transmitir os fundamentos do sistema fotográfico;
— exercitar o aluno na operação de captação de imagens;
— praticar o tratamento digital básico;
— estimular no aluno a capacidade de análise de imagens fotográficas;
— divulgar um conhecimento básico da história da fotografia.
Pretende-se assim ajudar a preparar o aluno para operar no mercado de trabalho, sendo possuidor de capacidades de concepção, captação, tratamento e manipulação das suas próprias imagens, bem como de capacidades de análise, escolha, edição e argumentação das suas imagens ou de imagens de outrem.

Descrição:
O exercício consistia na criação da capa de um livro fictício intitulado “À Flor da Pele”, cuja interpretação estava a cargo do aluno, sendo condição única que o mesmo empregasse imagens captadas no exercício anterior de fotografia de nu.”

Fonte: Revista PontoD - http://www.ipca.pt/pontod/?p=361

Sem comentários:

Enviar um comentário