sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Unglourious Basterds – ao estilo de um cartaz de propaganda da 2ª Guerra Mundial


O cartaz, a par da rádio, no período da 2ª Guerra Mundial, tornou-se numa das principais armas de persuasão por meio de propaganda.
Na sua concepção, produção e utilização, o cartaz era acessível e de baixo custo, passando a ser um meio bastante explorado. O cartaz podia ser colocado em qualquer local, 0 que permitia uma disseminação da informação de uma forma muito rápida, eficaz. Para a produção dos cartazes, usou-se uma nova técnica de impressão, que permitiu a produção de posters em massa. Refiro-me à impressão em offset fotográfico, muito semelhante ao offset das revistas e jornais.
A utilização da fotografia, como técnica de ilustração, foi outra inovação. Esta nova técnica, para além de permitir uma manipulação da imagem através do corte e da montagem, deu uma importância documental aos posters.
Todos estes factores agilizaram e melhoraram a produção, a eficiência e a propagação dos posters de guerra. Por todas as razões já mencionadas, não surpreende que o poster tenha sido, a par com a rádio, um dos meios de comunicação mais importantes e mais utilizados durante a guerra, desempenhando um papel preponderante e vital para a vitória dos Aliados sobre os Nazis.
Com este espírito e após ter estudado os estilos e tipos utilizados nos cartazes da 2ª Guerra Mundial, concebi um cartaz para o filme de Quantin Tarantino intitulado “Unglourious Basterds”.
Inglourious Basterds Poster Remade

Sem comentários:

Enviar um comentário