quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Exposição de fotografia "Murmúrio de Sal" da Designer e artista Catarina Mendes

image

INAUGURAÇÃO: 6ªF 22 JAN › 21h00
DE 22 JAN – 21 FEV 2010
PAÇOS DE FERREIRA - MUSEU DO MÓVEL
MURMÚRIO DE SAL - CATARINA MENDES

Catarina Mendes, cuja formação artística (Belas Artes do Porto) a levou-a interessar-se e a investigar o lado simbólico do sal, mostra-nos a ambivalência desse simbolismo, sempre indeciso entre o solar e o sombrio. Usando basicamente a força da imagem fotográfica, introduz o espectador num ambiente em que a realidade e a imaginação se reforçam mutuamente. Trazer uma diferença à imagem do sal.

Reconhecendo embora a dominante fortíssima dessa ambivalência que o faz balançar entre o sombrio e o solar, entre o que escurece e o que ilumina, e que marca indelevelmente o imaginário do sal, trazer para aí a Flor de Sal, essa personagem surgida da revelação de uma outra possibilidade.

Dar a esta possibilidade uma oportunidade. Deixar a Flor de Sal livre, deixá-la circular livremente, pela sombra e pela luz, deixá-la florescer onde lhe convier… apostando que um novo sabor para o sal começará a despontar da graciosidade que ela não deixará de espalhar por tudo aquilo em que toque.

Segundo a autora: "Estas imagens que preenchem o nosso imaginário histórico das salinas são mais do que meras imagens de paisagens brancas. Representam o trabalho árduo de muitos, e este trabalho representa também o meu caminho, a minha procura de sentidos para este estudo".

Não percam esta oportunidade…compareçam!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

“Movie CLIP” - Animação stop-motion com…clips!

 

“Movie clip” foi a expressão que se encontrou para juntar toda a simplicidade do objecto ”clip” e ao mesmo tempo o dinamismo da sua forma.

Explorando assim a dicotomia do objecto aliada a versatilidade do stop motion, procurou-se um resultado em que a plasticidade do modulo conseguisse dar um ritmo livre ao filme.

O tipo de letra utilizado foi a Daxine Pro. Sendo uma letra não serifada permitiu-nos manter uma coerência relativamente ao objecto e a sua interacção com a tipografiaa escolhida.

Optando por uma narrativa mais intuitiva, preferimos o improviso da construção em contraste com a correcta modelação da tipografia. A montagem da instalação tipográca foi efectuada com o recurso a um molde de papel.

Trabalho de equipa realizado por: Rita,  Jorge, Tó Mané e eu.

 

 

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tipografia Expressiva…finalmente!

As letras não servem só para escrever palavras, elas podem ganhar vida e interpretar e ilustrar os nossos pensamentos.

A tipografia tem muito que se lhe diga…a título de experiência resolvi fazer alguns arranjos tipográficos.

Os resultados surpreenderam-me pela positiva. Eis algumas abordagens que espero que gostem:

vulcao-11

Legenda: Vulcão

 

catedral-20

Legenda: Catedral

 

lupa-22

Legenda: Lupa

 

Manifestacao-15

Legenda: Manifestação

 

Massa-01

Legenda: Massa

   viarapida-03

Legenda: Via-rápida